O turismo de vinho é uma nova modalidade de viagens que tem atraído milhares de viajantes do mundo. Para os enólogos, entendidos de vinho, ou simplesmente para os apaixonados pela bebida, este tipo de turismo é perfeito. O Brasil também é famoso pelo turismo de vinho. E se você acha que só tem opções no sul do país, está enganado. Também existem vinícolas incríveis na região nordeste. 

 

Melhor época para turismo do vinho

 

No Brasil, o ideal é viajar entre janeiro e março, pois é a época de verão e da colheita das parreiras.

Para te ajudar, separamos 5 destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos começar?

1. Vale do São Francisco, Brasil

 

O Vale do São Francisco, que fica em Pernambuco, é responsável por 15% da produção nacional da bebida, além de ser uma região mundialmente reconhecida pela qualidade das frutas cultivadas para exportação.

Localizado em meio ao sertão nordestino, o lugar costuma ser quente e seco na maior parte do ano, mas as vinícolas investem pesado na qualidade dos vinhos e usam a água do Velho Chico para irrigar as plantações.

A consequência disso é a rápida maturação das uvas, que torna possível recolher até duas safras e meia por ano.

As características do vinho variam de acordo com a época. Na primeira metade do ano as noites são mais frias, o que aumenta o tempo de maturação das uvas e resulta em um vinho mais complexo e equilibrado.

Já na outra metade, com a elevação das temperaturas, o amadurecimento da fruta é mais rápido, dando origem a vinhos mais jovens, com aromas e acidez elevados.

 

2. Lagoa Grande, Pernambuco

 

Outra vinícola nordestina que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Rio Sol, localizada no município de Lagoa Grande.

O local produz vinhos e espumantes que já conquistaram prêmios nacionais e internacionais.

O Vinha Maria Reserva Selecionada, por exemplo, entrou na lista dos cinco melhores rótulos do país entre os 11 selecionados pela Seleção de Vinhos Brasileiros de Brasília (DF).

Para visitar a vinícola você tem 4 opções de passeio:

 

tradicional: visitando a fazenda e degustando um pouco de cada rótulo

pôr do sol: feito ao entardecer para curtir a melhor vista da região

rota dos vinhos: com visita ao campo de uvas, fábrica, adega, passeio de catamarã e mais

turismo pedagógico: com aulas sobre todos os processos realizados do campo ao vinho

 

3. Casa Nova, Bahia

 

Mais um destino no Nordeste para quem está montando um roteiro de turismo de vinho. Em Casa Nova, na Bahia, você vai encontrar várias vinícolas incríveis, que são regadas pelo Rio São Francisco. Entre as principais estão: Ouro Verde e Terranova .

Terranova é um dos principais complexos de vinícolas da cidade e recebe aproximadamente 2.500 turistas por ano. As visitas ao local acontecem de segunda a sexta, das 9h às 14h, e aos finais de semana e feriados, apenas com agendamento antecipado pelo site. Então fique de olho, ok?

Ah, se você quiser ainda pode escolher o passeio Vapor do Vinho e apreciar a navegação pelo Largo Sobradinho, com música ao vivo, almoço a bordo e duas paradas especiais. Mas atenção, esse passeio está disponível somente aos finais de semana e feriados.

 

4. Estrada do Vinho, em São Roque, Brasil

 

São Roque não tem apenas uma vinícola, mas sim um roteiro inteiro especializado para quem vai fazer turismo de vinho. São mais de 30 estabelecimentos distribuídos por 3 caminhos diferentes: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.

Além das adegas e vinícolas, no local você vai encontrar restaurantes, empórios, fazendas e centros de entretenimento. Tudo cercado por muita natureza!

Entre as principais casas de vinho, não deixe de conhecer: a Vinícola Bella Aurora, o centro gastronômico Vila Don Patto, a Quinta do Olivardo e a Vinícola Canguera.

 

5. Vale dos Vinhedos, Brasil

 

O Vale dos Vinhedos é um dos principais pontos turísticos para os amantes de vinho.

Localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o local abriga diversas propriedades rurais que compartilham o território com vinícolas de portes variados.

As vinícolas estão abertas à visitação durante todo o ano. Você pode participar de visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados.

Agora que você já sabe as melhores dicas para fazer turismo de vinho, chegou a hora de arrumar as malas e embarcar em direção às melhores vinícolas do mundo.

 

Ah, não esqueça de nos seguir nas redes sociais, ok? Lá sempre tem ótimas dicas para sua próxima viagem. :)